A EXISTÊNCIA DE DEUS
“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, imortal ao únicoDeus seja honra e gloria para todo sempre. Amem”.
1 Tm 1.17
A linguagem também tem os seus direitos, e termos que por muito tempo tem sido usados para transmitir certo significado especifico não pode passar a ser usado para expressar um significado inteiramente diferente. No entanto, isto muitas vezes tem sido feito na discussão teológica. O termo "Deus" tem sido tão mal empregado recentemente, que precisamos restaurar-Ihe o senti do original no sistema cristão. Vamos examinar alguns desses usos errados, enumerar os nomes bíblicos para Deus, e apresentar a formulação teológica do conceito cristão de Deus.
Quem é Deus na concepção dos pensadores antigos, medievais e contemporâneos: filosóficos, teológicos e outros.
1. Para Platão, Deus é a mente eterna, a causa do bem na natureza. 2. Aristóteles, o considerava como "a primeira causa de todo ser". 3. Spinoza, definiu Deus como "a substancia absoluta, universal, a causa real de cada e de toda existência; e não apenas a Causa de todo ser, mas a existência completa, da qual cada existência especial é apenas uma modificação". 4. Leibnitz, diz que a razão final das coisas é chamada de Deus. 5. Kant, definiu Deus como sendo um Ser que, por Sua compreensão e vontade, é a Causa da natureza; um Ser que tem todos os direitos e nenhuma obrigação; o Autor moral do mundo. 6. Para Fichte, Deus era a ordem moral do universo, realmente operando na vida. 7. Hegel, considerava Deus como sendo o espírito absoluto, mas um espírito sem consciência até que se tome consciente na razão e pensamentos do homem. 8. Strauss, identificou Deus como o Universum; 9. Comte, com Humanidade. 10. Matthew Arnold, com a Corrente de Tendência que Causa a Retidão. 11. Kirtly F. Mather, - geólogo, diz que Deus é um poder espiritual, imanente no universo, que está envolvido nos caprichos de sua criação. 12. Henry Sloane Coffin diz: "Deus é para mim aquela Força criadora, por traz do universo e no universo, que manifesta a si próprio na forma de energia, vida, ordem, beleza, pensamento, consciência e amor". 13. Para Edward S. Ames, ( Foi professor da universidade de Chicago).Para ele Deus é a idéia do todo, da realidade personalizado idealizado ( semelhante a idéia do “tio Sam”. 14. Para Edimar Ribeiro, Deus é o Espírito Auto-existente, criador e sustentador do universo.
Como Deus se dá a conhecer aos homens
1. Elohim – Criador. 2. EU SOU. 3. Jeová Jeré – O Senhor Proverá. 4. Jeová Rafá – O Senhor que sara. 5. Jeová Shalom – O Senhor é a Nossa Paz. 6. Jeová Raa – O Senhor é o Meu Pastor. 7. Jeová Tsidequênu – O Senhor é a nossa justiça. 8. Jeová Sabaot – O Senhor dos Exércitos. 9. Jeová Samá – O Senhor Está Presente. 10. Jeová Mikadiskim – O Senhor que vos Santifica. 11. Jeová Nisse – O Senhor é a nossa Bandeira.
Conclui-se que Deus não está subordinado a conceitos, Ele é o Senhor do Universo, o qual tem o domino de todas as coisas, toda a criação lhe deve reverencia, independente do homem crer ou negá-lo.
_______________
Edimar Ribeiro, Graduado em Filosofia, Bacharel em Teologia, Pós Graduado em Ciência da Religião e Teologia, Escritor, Professor, Palestrante, Ministro do Evangelho e ADVOGADO.
Livraria online, literatura de educação teoógica, pedagogia cristã, Liderança, Escatologia, Relacionamento, Espirito Santo, entre outros temas.