“Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois na cidade, até do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49)
O Senhor Jesus fez a sua declaração, pouco antes de ascender aos céus, de que a promessa do Pai estaria se concretizando:
E acontecerá, depois, que derramarei do meu espírito sobre toda carne, vossos filhos profetizarão, vossos velhos sonharão e vossos jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. (Jl 2.28, 29).
O pentecoste foi o grande marco, entre o antigo e o novo testamento, mormente no que tange a concessão do dom do Espírito santo, aos homens. Este fato empacotou o mundo de então, de tal maneira que os seu efeitos se estenderam às gerações de século vinte e um. O testemunho escrituristico, é incontestável desta ação soberana do Espírito de Deus, em que sua promessa tem o fiel cumprimento, tornando-se experimental por milhões de pessoas, algo irrefutável. Ainda que haja quem fazê-lo.
O dom do Espírito Santo tem por finalidade anunciar as verdades eternas, a todos os homens, por mais ignorantes que os mesmos pareçam ser. “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todos os lugares, que se arrependam”, ( At 17.30).
Com a manifestação de Dom do Espírito Santo, o homem pode ser ajudado no que diz respeito a compreender e buscar fazer a vontade de Deus, O Espírito do Senhor o orienta, fortalece as convicções e desperta – o para a conversão, o consequente retorno à presença de Deus. O Espírito Santo tem, entre outras funções a de glorificar a Jesus, nos fazer lembrar dos seus santos ensinos e nos guiar em toda a verdade. (Jo 16.13,14).
O Espírito que estava presente e ativo no ato da concepção de Jesus Cristo como líder da nova criação, foi o mesmo que o ungio no batismo, “E João testificou dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e repousou sobre ele.E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vir descer o Espírito e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi e tenho testificado que este é o Filho de Deus” (Jo 1.32-34). O Espírito o dirigiu:
* Em todas as tentações, Mt 4.1.
* Capacita-o em seus milagres, Lc 11.20.
* Comunica-lhe energia em seu sacrifício, Hb 9.14.
* Defende-o em sua ressurreição, 1 Tm 3.16; Rm 1.4.
“Agora todos receberam a unção messiânica. Existe um sentido em que a promessa do novo pacto se cumpre: Não ensinará jamais cada um a sue próximo, cada um a seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles Jr 31.34. Jamais se ungirá um mediador humano requerido para ensinar-nos a conhecer o Senhor; agora os todos recebem o Espírito de Jesus, o exaltado Profeta-Messias, participa da unção profética 1 Jo 2.20, 27. Em Cristo possuem o conhecimento pessoal e imediato de Deus. Todos neste sentido são profetas, sacerdotes e reis.pp 83, 84
Agora o Espírito Santo habita nos crentes, com o fim de fazer conhecida a identidade especifica de Cristo. Este é o verdadeiro significado das palavras de nossos Senhor, de outra forma seria impossível compreender: “convem-vos que eu vá”. (Jo 16.7).
O Dom do Espírito Santo como revelado por Jesus, é muito mais que um pensamento produzido por um gênio. O presente que Deus outorgou aos homens, dar-lhes a oportunidade de viver e se relacional de forma agradável a Deus, se aceitar a orientação precisa e segura do Espírito de Deus, através do conhecimento revelado nas escrituras sagradas.
Livraria online, literatura de educação teoógica, pedagogia cristã, Liderança, Escatologia, Relacionamento, Espirito Santo, entre outros temas.